20080428

Breve estaremos publicando o tema Sonhos ou Desdobramento - Segundo o Espiritismo - para o qual, desde já, agradecemos todas e quaisquer colaborações pertinentes, inclusive experiencias pessoais para enriquecimento da matéria. Dependendo do resultado e tamanho deste projeto de estudo, poderemos também consolidar o assunto em livro para distribuição na rede. Para quem desconhece o tema, apresentamos a seguir um “introit” a respeito do trabalho que estamos desenvolvendo

De acordo com diversos pesquisadores, por intermédio da projeção da consciência, seria possível conhecer dimensões extrafísicas, conhecidas como plano espiritual, astral ou etérico.

Projeção da consciência, experiência fora-do-corpo, experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as experiências fora-do-corpo que pode ser realizado por qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento. A Projeciologia acredita que, durante a projeção, quando lúcida, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do corpo astral, perispírito, psicossoma, etc. Por intermédio da projeção da consciência é possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual.

Segundo a concepção espírita, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico. O perispírito, durante este processo, sempre permanece ligado ao corpo por uma espécie de cordão umbilical fluídico. É um estado de relativa liberdade perispiritual, análogo ao sono, em que podemos agir semelhantemente a um desencarnado, podendo nos afastar a distâncias consideráveis de nosso corpo físico. O desdobramento pode ser consciente ou inconsciente e, nesse último caso, pode ser iniciado através de operadores encarnados ou desencarnados benfeitores ou obsessores. Também pode ser parcial, quando o perispírito não deixa o corpo físico totalmente - situação na qual as faculdades psíquicas são muito ampliadas - ou total, quando o perispírito deixa o corpo físico. Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem a cenas que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos em outros lugares. Podem também ter visões de cenas fantásticas, com muito realismo, ouvir sons e até sentir contato dos lugares onde foram. Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios metódicos. Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma

O sonho é a recordação de uma parte da atividade que o espírito desempenhou durante a libertação permitida pelo sono. O sonho também satisfaz impulsos e é uma expressão do estilo de vida, com uma grande diferença, a de não se processar só no plano mental, mas ser uma experiência genuína do espírito que se passa num mundo real e com situações concretas. O espírito, livre temporariamente dos laços orgânicos, empreende atividades noturnas que poderão se caracterizar apenas por satisfação de baixos impulsos, como também, trabalhar e aprender muito. Nesta experiência fora do corpo, na oportunidade do desprendimento através do sono, o ser, poderá ver com clareza a finalidade de sua existência atual, lembrar-se do passado e entrevê o futuro, todavia, a amplitude ou não dessas possibilidades é relativa ao grau de evolução do espírito.

Envie seu e-mail para JornalAmigo@hotmail.com e receba informações sobre atualizações deste blog (não repassamos seu endereço em nenhuma hipótese)

Responsável: paulo h bosco 631-375-7374

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Paulo H Bosco